1º de fevereiro: Dia do Publicitário, um profissional em movimento

Até pouco tempo, o acesso à internet parecia algo distante. As primeiras experiências apresentavam conexões lentas e chiadas. A evolução, no entanto, foi rápida. Muito rápida. Talvez, pouca gente tenha imaginado que, um dia, o computador seria até dispensável. Hoje, o celular é a grande vitrine para o mundo virtual. A mudança começou a partir dos anos 2000. O aumento significativo da internet no trabalho ou em casa contou pontos para a expansão e para a qualidade do serviço.

Em 2004, uma ferramenta fundamental de comunicação e entretenimento começou ganhar força: as redes sociais. Elas caíram tanto no gosto do público que, atualmente, viraram até máquinas de ganhar dinheiro. Sim, o mercado de trabalho soube aproveitar muito bem esse instrumento. A variedade de produtos no segmento virtual é tão grande, que existem categorias on-line bem específicas. Ou seja, há especialidades também na web.

A velocidade dessas mudanças impôs um ritmo diferente à comunicação, o que tem provocado uma inevitável transformação no mercado. O surgimento das redes sociais trouxe novas plataformas que o mercado publicitário precisou aprender a dominar para levar mais inovação aos seus clientes. Para uma empresa, não basta, apenas, manter uma página aberta no Facebook. É preciso ter engajamento e estratégia para atingir o público-alvo. Como fazer isso? Contando, sempre, com a cabeça pensante do profissional de publicidade.

As agências estão se reinventando, não só para seguir a tendência, mas, sobretudo, para mostrar aos anunciantes que a integração e a interação com a tecnologia é benéfica para os negócios. O publicitário Luiz Ribeiro, 37 anos, designer gráfico na House Criativa, é formado há uma década pela FIB (Faculdades Integradas de Bauru), mas vem atuando com publicidade desde 2004. Ao longo desse tempo, ele acompanhou passo-a-passo as mudanças do setor. “O mercado vem ficando cada vez mais exigente, impondo um perfil profissional que precisa estar sempre ligado a sua volta”, diz.

É a chamada versatilidade. O profissional da área de publicidade precisa estar atento e preparado, até porque, ele é, nos tempos atuais, o porta-voz dessa evolução. “As empresas estão aprendendo que as redes sociais são uma ferramenta poderosa de marketing para promover e fortalecer suas marcas”, observa.

A publicitária Aline Gonsales vê a publicidade sob a perspectiva do cliente. Há sete anos, ela trabalha no atendimento da House Criativa, estabelecendo a ponte entre as exigências das empresas e o papel fundamental do publicitário. “Nosso papel aqui é apresentar aos clientes projetos criativos, inspiradores e, principalmente, estratégias bem planejadas para direcionar os objetivos de cada um deles”, explica. “Percebo que as empresas estão cada vez mais cientes da necessidade de uma agência especializada na produção e no gerenciamento de campanhas assertivas que, nem sempre, dependem de verbas astronômicas”, complementa.

As novas tecnologias têm estabelecido, ainda, um vínculo maior entre as mais diversas frentes da comunicação. A atividade publicitária, em tempos modernos, vem ampliando o campo de atuação para jornalistas também. O papel dos redatores, revisores, especialistas em produção de vídeos e gerenciadores de conteúdo em redes sociais é fundamental nesse contexto. O jornalista Ronaldo Carvalho, 22 anos, é recém-formado pela USC (Universidade do Sagrado Coração) e conquistou a primeira oportunidade profissional na área de comunicação, justamente, na publicidade. Ele é social media na House Criativa há seis meses, mas está na agência há um ano e meio, quando ingressou como estagiário. “Vejo como uma experiência enriquecedora, mas também desafiadora começar a carreira de jornalista na publicidade. Percebo que o mercado publicitário tem aberto portas não, somente, para jornalistas, mas para profissionais da comunicação de um modo geral”, analisa.

A publicidade é um caminho para diversos talentos. O mundo digital abriu novas possibilidades e, ao mesmo tempo, impôs ao profissional a missão de se reinventar e superar desafios diariamente. Quer crescer junto ao mercado? Ofereça o que você tem de melhor: suas habilidades. A House Criativa quer te conhecer.

Envie seu currículo, agora mesmo:

contato@housecriativa.com.br

 

 

Compartilhe esta notícia!