Após crise, 2018 sinaliza melhora na economia e otimismo no varejo

Após crise, 2018 sinaliza melhora na economia e otimismo no varejo.

Os sinais de recuperação da economia surtem efeito positivo sobre as expectativas dos empresários. Os números apontam que 2018 será melhor para o varejo. O estudo mais recente da Fecomercio mostra que, em outubro, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) teve alta de 1,1% e atingiu 150,8 pontos, maior pontuação registrada desde dezembro de 2013.

O indicador que mede as expectativas do empresário em relação ao futuro também atingiu pontuação máxima. Foi a maior dos últimos quatro anos. No comparativo anual, tanto as pequenas como as grandes empresas tiveram crescimento na confiança, de 16% e 15,3%, respectivamente.

Se o empresário vive esse clima positivo, o consumidor, certamente, absorve as projeções otimistas. Após um momento de completa instabilidade econômica, o foco do varejo será investir em vendas, marketing e na implementação de novos canais digitais. O mercado da comunicação terá muito trabalho. E é bom que seja assim. A partir dessa tendência de reaquecimento, há a necessidade de entender e compreender melhor o novo perfil de consumo, tão afetado pelos efeitos da crise. Esse raio-x é fundamental para o processo criativo.

Para a House Criativa, 2018 vai ser 10. Entre os diversos segmentos de atuação da agência, o varejo se destaca. Além de ter várias lojas e supermercados no portfólio, a House é responsável por assessorar a APAS (Associação Paulista de Supermercados). O setor vem se recuperando ao longo de 2017. A expectativa é fechar o ano com um crescimento real de 1,5% em relação a 2016. Para o ano que vem, a APAS Show já está sendo organizada.  Reconhecida mundialmente como a maior feira supermercadista da atualidade, o evento reúne toda a cadeia de supermercados do Brasil e do exterior num pavilhão com expositores de diversos países. É um encontro para relacionamento e negócios.

A House Criativa tem papel fundamental na organização da feira nas regionais de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Ribeirão Preto. A expectativa é de que a edição de 2018 seja um sucesso, assim como foi a de 2017. O trabalho será pautado pelo otimismo. Acreditando nisso, a House segue firme no planejamento para o próximo ano. A expertise em eventos, como o da APAS, expande o olhar da agência para os tipos de mercado e de consumidores que estão surgindo. É de olho nas tendências, no fortalecimento do vínculo entre cliente, comunicação e sucesso, que a House Criativa vislumbra um ano novo, verdadeiramente, novo.

 

Compartilhe esta notícia!